Por Sinvaline Pinheiro | Foto: Gabriela Fernandes, em 20/09/25
13 a 20 de Setembro de 2025, mais um grande Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
O povoado de São Jorge é o portal de entrada para o Parque Nacional, onde acontece há décadas o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Cercado por cachoeiras e a diversidade de animais silvestres, a terra do cristal possui sua magia própria.
Talvez esteja nos espíritos dos garimpeiros, indígenas e ciganos que por ali passaram, no peso dos cristais que subiram as montanhas nos lombos dos burros e nas costas dos homens.
A região se movimenta nesses dias com a beleza dos povos tradicionais e seus cantos e encantos.
Os ideais de várias culturas se juntam pisando a terra e reafirmando a esperança na diversidade da sabedoria escondida nos morros kalungas, nas aldeias indígenas e no conhecimento dos velhos moradores.
São raizeiros, pajés, benzedores, curiosos, educadores, pesquisadores que, ao som de flautas de bambu, tambores e maracás recebem a força que emana da terra, do calor da fogueira e da natureza preservada que circunda a região.
São Jorge Guerreiro, o padroeiro, lá de cima abençoa a multidão, que em procissão desfila pelas ruas iluminadas com velas de ceras, fé e cantoria.
Se faz um grande encontro dos povos, onde não existem diferenças, e sim pessoas de várias línguas, cantos e gestos, que unidas fazem do Encontro de Culturas um grande encontro de saberes.