Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Erguida em 1997 pelas mãos da comunidade, em pedra toá — típica da Chapada —, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge nasceu com a missão de proporcionar encontros que valorizem a sociobiodiversidade, possibilitando a troca de saberes e fazeres no centro do cerrado goiano. Localizada na Vila de São Jorge, antiga vila de garimpeiros na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Casa se tornou símbolo de valorização cultural, resistência e diversidade.

De festivais à criação do Encontro

Sinônimo de comunidade, a Casa realizou, em 1998 e 1999, dois festivais independentes movidos apenas pelo voluntariado local. Desses encontros nasceu, em 2001, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que se tornaria um dos maiores festivais culturais do país. E que reúne, anualmente, apresentações de música, dança e fé das culturas tradicionais e populares de todo o Brasil, especialmente da Chapada.

Espaço de projetos e sonhos

Da Casa brotaram iniciativas que transformaram a região:

  • 2003 – Turma Que Faz, desenvolvido pela artista Doroty Marques, chega em São Jorge envolvendo crianças e adolescentes em atividades de arte, cultura, esporte e meio ambiente e na criação de Operetas Populares.
  • 2007 – Aldeia Multiétnica, espaço de vivências, intercâmbio e integração com povos indígenas do Brasil e de outros países.
  • 2012 – Encontro de Lideranças Quilombolas de Goiás, espaço de troca e construção política para comunidades quilombolas.

Um lugar sempre aberto

A Casa é hoje o maior espaço cultural da Chapada dos Veadeiros. Ao longo do ano, promove oficinas, palestras, bailes de forró, vivências indígenas e festas populares como a Semana de Jorge, em homenagem ao santo padroeiro da vila, São Jorge. Suas portas estão sempre abertas para artistas, grupos minoritários e comunidades tradicionais que desejam compartilhar saberes. E tudo é construído de forma coletiva e colaborativa. 

Reconhecimento e prêmios

O trabalho da Casa já foi reconhecido nacionalmente com prêmios como:

  • Cultura Viva – Ministério da Cultura (2006)
    A reconheceu como uma das 10 melhores iniciativas em prol das culturas populares e tradicionais do País.

  • Rodrigo Melo Franco de Andrade – IPHAN (2015)
    Considerou o Encontro de Culturas uma iniciativa que tem compromisso e responsabilidade com a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

  • Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros – MinC (2017)
    Casa premiada por fortalecer as culturas tradicionais e populares brasileiras e valorizar os trabalhos e projetos de base comunitária. 

Transformação na Chapada

Mais do que um espaço cultural, o Cavaleiro ajudou a transformar a Vila de São Jorge em um destino turístico e cultural de referência. Durante o Encontro de Culturas, chegam a circular mais de 30 mil visitantes, impulsionando a economia local e valorizando saberes de povos indígenas, quilombolas, raizeiros, rezadeiras e tantos outros guardiões da tradição.

O Cavaleiro de Jorge é um espaço de encontros, partilhas e fortalecimento das culturas tradicionais e populares brasileiras.

Saiba mais: www.cavaleirodejorge.com.br


2025 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.