Notícias

Música contemporânea indígena: Djuena Tikuna é destaque no Encontro na Aldeia

Por Marcos Vieira | Foto: Divulgação, em 15/07/25

O Encontro na Aldeia, festival de música que integra a 17ª edição da Aldeia Multiétnica, recebe no dia 20 de julho (domingo) o show da cantora indígena Djuena Tikuna. Intérprete de música contemporânea, ela levará ao palco toda a expressão artística e a cultura dos povos da floresta.

Djuena também é produtora cultural, documentarista e jornalista. Sua voz ecoa as raízes e o universo simbólico do povo Tikuna, originário do Alto Solimões — na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, no coração pulsante da floresta amazônica.

As apresentações de Djuena Tikuna são emocionantes. Ela canta em sua língua materna, reafirmando a importância da valorização e da resistência cultural por meio da música. Sua performance é uma celebração da oralidade ancestral, unindo cantos tradicionais, como Eware (Território Sagrado), a composições autorais potentes, como Yiemagü rü Nainecüti’igü (Nós somos a floresta) e Putürarû Narü’ügü (A Floresta Cura).

A cantora é conhecida por romper barreiras. Foi a primeira jornalista indígena formada no Amazonas e, em 2017, tornou-se a primeira indígena a realizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas, em mais de um século de existência do local. Em 2016, Djuena cantou o Hino Nacional Brasileiro em língua Tikuna na abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

O Encontro na Aldeia tem conquistado cada vez mais visibilidade e conta com o apoio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet. Além de reunir grandes artistas, o festival se destaca pela força do cenário em que acontece: um ambiente único, cercado pela natureza exuberante do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás.

Os ingressos podem ser adquiridos AQUI.

2025 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.