Notícias

Conheça os convidados das instâncias governamentais que participam da Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais

Por Narelly Batista | Foto: Duda Segredo, em 16/12/23

Nesta Conferência das Culturas Populares e Tradicionais, o Ministério da Cultura (MinC) participa com uma equipe totalmente focada nas discussões e definições apresentadas. Conheça os convidados das instâncias governamentais que participam do evento:

Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural – SCDC/MinC – DF


Márcia Helena Gonçalves Rollemberg - Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural

Atual Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura do Brasil, onde já foi titular da Secretaria nos anos 2011-2014. Assistente social e arte educadora pela UnB e especialista em sistemas de saúde pela Unicamp. Possui 30 anos de experiência em gestão de políticas públicas e cooperação internacional, em especial nas áreas de saúde, cultura e patrimônio. Diretora do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN 2009-2011. Gerente de projetos 2015-2023. Conselheira de Patrimônio Cultural do DF 2016-2022.

Tião Soares – Diretor de Promoção das Culturas Populares 

Mestre em educação, doutor em Ciências Sociais (PUC/SP) e pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona/Espanha, Cátedra UNESCO de Cultura em parceria com o Observatório Itaú Cultural), tem uma sólida formação em gestão e políticas sociais, culturais e educativas. Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Promoção das Culturas Populares, no Ministério da Cultura.


Karina Miranda – Diretora da Promoção da Diversidade Cultural

Profissional especialista em gestão e política cultural no desenvolvimento, implementação e gestão de programas e projetos, coordenação e assessoramento de atividades de projetos e políticas culturais, produção cultural e área comunicacional. 08/2017 a 04/2018 - Gerente de Políticas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal; 06/2012 a 07/2016 - Coordenadora Geral de Políticas de Comunicação e Cultura do Ministério da Cultura; 09/2009 a 06/2012 - Analista Cultural da Fundação Cultural Palmares; 01/2005 a 09/2009 - Coordenadora de Comunicação do Ministério da Cultura.


Gisele Dupin - Assessora para Assuntos Internacionais

Graduada em Comunicação Social (UFMG), com Especialização em Relações Internacionais (PUC-MG) e Master em Gestão de Instituições Culturais (Paris Dauphine). É membro do Observatório da Diversidade Cultural e integrou o banco de especialistas da UNESCO sobre indicadores culturais. Atua como ponto de contato da UNESCO no Brasil para a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade Cultural (2008-2017 e desde 2020). Servidora do Ministério da Cultura desde 2006, onde já assumiu diversas funções, responde atualmente pela Coordenação de Promoção da Diversidade Cultural da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.


Rodrigo Oliveira Dias - Coordenador-Geral de Articulação da Cultura Viva

Coordenador Geral do Ministério da Cultura desde 2023. Cientista Político formado pela Universidade de Brasília em 2013, tem MBA em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas e é mestrando em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília. Exerceu as funções de Assessor da Câmara Legislativa do DF (2023); Assessor Legislativo do Senado Federal (2019 a 2021); Subsecretário de Políticas de Direitos Humanos no Governo do Distrito Federal - GDF (2017 a 2018); Coordenador de Articulação com o 3º Setor na Casa Civil do GDF (2015 a 2017); e Coordenador de Segmentos Sociais na equipe de transição do Governo (2014). É líder RAPS 2018 e integrou a rede Global Shapers - Fórum Social Mundial -  de 2017 a 2019.


Juliana Caetano - Coordenadora de Planejamento da Cultura Viva

É Doutora em Letras pela UFRGS. Fez bacharelado e licenciatura em Letras (Português-Francês) e mestrado em Ciência da Literatura, na UFRJ. É especialista em Tradução de Espanhol pela Gama Filho. É servidora da UFRJ, atualmente cedida ao Ministério da Cultura. Trabalhou na área de edição de texto, comunicação e tradução de espanhol e francês. Trabalhou ainda com teatro e produção cultural. É educadora, foi docente da Universidade Estácio de Sá. É também atriz e desenvolveu pesquisa acadêmica relativa a teatro, poesia, teoria literária, cultura e arte de intervenção social.

Ana Lúcia Canetti - Servidora SCDC/Minc

Ceramista, é doutoranda em Artes Visuais na Universidade de Brasília (UnB).


Secretaria dos Comitês de Cultura - MinC

Pedro Vasconcellos - Diretor de Articulação e Governança

Foi Secretário de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, Dirigente Nacional no Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Municípios associados da FNP entre 2021 e 2022, Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural, Coordenador Geral da Teia da Diversidade em 2014, Diretor de Políticas e Estudos Culturais do MinC em 2015 e 2016. Foi um dos formuladores e articuladores das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo no último período.


Lindivaldo Junior - Diretor do Sistema Nacional de Cultura

Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela FLACSO – Brasil. Graduado em História UFPE, Pós-graduado em Política e Gestão Cultural pela UFRB. Experiência em programas e projetos culturais, em políticas públicas de cultura para o enfrentamento ao racismo e às várias formas de discriminação e preconceito. Atuou como consultor em diversos projetos culturais, educativos, assim como em projetos para a promoção da igualdade racial. Trabalhou como Professor, Educador Social e gestor em governos de Camaragibe e Recife (PE), Ministério da Cultura – Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR. Foi Vice-presidente da FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco. Atualmente, exerce o cargo de Diretor do Sistema Nacional de Cultura/SNC, coordenando, acompanhando, monitorando e avaliando a implementação e o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura/SNC, Gestão da 4ª Conferência Nacional de Cultura/CNC, e coordenando as atividades e funcionamento do Conselho Nacional de Políticas Culturais/CNPC.


Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP/IPHAN - DF

 

Rafael Gomes – Diretor


Antropólogo e Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan. É folião e Rei de São João Menino no Reinado Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, Concórdia (BH). Integrante do Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis/FAFICH/UFMG e da Associação Filmes de Quintal, atuou como produtor cultural e pesquisador em diversos trabalhos relacionados ao campo das festas, das culturas populares e das religiosidades afrobrasileiras. 

Foi assessor técnico da CIMOS/MPMG, assessor parlamentar da Gabinetona BH e coordenador do mandato da Deputada Federal Áurea Carolina. Atualmente, é Diretor do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - CNFCP, unidade especial do Iphan/Minc.

Cláudia Márcia Ferreira – Diretora

Claudia Marcia Ferreira é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro em 1978. Foi diretora do Museu de Folclore Edison Carneiro no período de 1982 a 1990, onde ingressou como estagiária em 1976. De 1991 a setembro de 2021 exerceu a direção do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular-CNFCP, ao qual se integra o Museu de Folclore, vinculado, a partir de 2003, ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério do Turismo. Na direção do CNFCP presidiu anualmente a Comissão Julgadora do Concurso Sílvio Romero de monografias na área do folclore e da cultura popular, participou da curadoria de cinco edições das exposições de longa duração do Museu de Folclore e de inúmeras mostras temporárias da galeria Mestre Vitalino.


Ana Kallas - Pesquisadora

É pesquisadora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É servidora do IPHAN desde 2019, tendo atuado na área de Patrimônio Cultural Imaterial da Superintendência do IPHAN no Pará e, a partir de 2023, na Divisão de Pesquisa do CNFCP.  É doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Anteriormente atuou na área de políticas públicas de memória para a não repetição como pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão da Verdade do Estado do Rio de Janeiro (CEV-Rio). Foi professora de história nos ensinos fundamental e médio no município do Rio de Janeiro.


Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania – MDHC


João Moura -
Coordenador-Geral na Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos

Mestre em Ciências da Religião (UMESP – São Bernardo do Camp/SP), Bacharel em Teologia (UNIDA – Vitória/ES), Bacharelando em Direito (UNINOVE – São Paulo), Licenciando em Educação (UENF – Campos dos Goytacazes/RJ). Em 2021/2022, foi Coordenador de Projetos em Direitos Humanos e Democracia, no Instituto Novos Paradigmas, em Porto Alegre (RS); em 2022, Estrategista de Projetos de fortalecimento Democrático, na Purpose, São Paulo (SP); em 2021, Estagiário em Direito, no Escritório Gomes, Almeida, Caldas Advocacia, em São Paulo (SP); em 2020/2021, foi Pesquisador e membro da equipe de pesquisa “Religião e Sociedade” do Instituto de Estudos da Religião (ISER), no Rio de Janeiro (RJ); 2019/2023, Pesquisador do grupo de pesquisa “Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro", sob coordenação do professor doutor Silvio Almeida (Mackenzie), São Paulo (SP); 2019/2023, Pesquisador no grupo de pesquisa “A Crítica do Direito e a Subjetividade Jurídica", sob coordenação do professor doutor Alysson Mascaro, (USP), São Paulo (SP).


Centro Cultural do Cariri (CE)


Américo Córdula - Gestor

Américo Córdula, paraibano, ator, gestor cultural, políticas culturais, formado em Ciências da Computação, Mestre em Ciências - Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foi Secretário de Identidade e Diversidade Cultural (2005-2010) e Secretário de Políticas Culturais (2011-2015) no Ministério da Cultura, Consultor para Rede de Cidades Criativas UNESCO, atualmente Gestor no Centro Cultural do Cariri.

Francisco Pereira – Produtor - Gerência de Patrimônio Cultural e MemóriaFrancisco Pereira, artista visual nascido e habitante da zona rural do município de Barbalha/Cariri Cearense, é graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri - URCA e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atualmente, seus interesses de pesquisa poética estão situados sobre as dinâmicas de crueldade, fricção e simbiose entre o corpo e o espaço na realidade sertaneja. Nesse sentido, o Sertão é encarado como a causa e o resultado de uma intensa negociação de existência pautada na retroalimentação e partilha de características entre sujeitos, animais domesticados, árvores, rios e pedras. Através da escrita criativa, da performance voltada ao vídeo, da coleta de ossos, da fotografia documental e da cianotipia, a pesquisa poética instaura narrativas latentes no cotidiano rural como possibilidades de diluir o corpo na paisagem.

 

Miriam Pires – Gerente de Artesanato da Secretaria de Estado da Retomada - Goiás

Artista Visual e Artesã. Doutora em História e Arte pela Universidade de Granada (UGR/Espanha); Mestra em Artes Visuais (UGR/Espanha); Licenciada em Desenho e Plástica (UFG/Goiás); Graduada em Artes Visuais - habilitação: Gravura (UFG/ Goiás). Foi fundadora e diretora artística e de pesquisa da empresa Miriam Pires-Papéis com Arte, tendo pesquisadas potencialidades de uso de cerca de 70 fibras da flora brasileira na fabricação de papéis para utilização artística. Exerceu na Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, a função de assessoramento superior (FAS), tendo concebido e ministrado diversos cursos no âmbito da arte-educação e da educação ambiental. Atuou como professora substituta no curso de Licenciatura de Artes Visuais e no EJA-Artesanato, no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás. Atualmente está Gerente de Artesanato da Secretaria da Retomada e Coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (MEMP), representando o Estado de Goiás.