Notícias

“Sem a cultura popular, não teríamos as diversidades das artes do Brasil”, diz ministra da Cultura durante a Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais

Por Nayanne Santana | Foto: Lucas Marcelo / Jovem de Expressão, em 15/12/23

Depois de uma década sem a realização da Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais, neste ano as atividades foram retomadas e nesta sexta-feira, 15, a ministra da Cultura, Margareth Menezes fez a abertura do evento destacando a importância da retomada das políticas públicas de apoio às diversas áreas da cultura brasileira. 

“A nossa cultura popular é a base que inspira e que faz a arte brasileira ser tão diversa, admirada, rica. Sem a cultura popular, não teríamos essa grandeza, essa aquarela magnífica e imensa que são as diversidades das artes do Brasil. É na cultura popular que nos inspiramos para criar o que criamos e ser tão diferentes, porque é na cultura popular que estão essas memórias”, afirmou Margareth Menezes. 

A ministra pontuou que desde o começo de seu trabalho no Ministério da Cultura (MinC) está pautada em apoiar todas as políticas, as culturas, as expressões culturais do país, em espacial a cultura popular. 

“O governo do presidente Lula é um governo de escuta popular, é um governo que quer fazer as pautas, as políticas, a partir da necessidade do povo, por isso estamos retomando as conferências que são tão importantes. É preciso oportunizar que as pessoas tenham acesso a isso e o governo e os ministérios estão aqui para isso”, frisou a ministra.

A cultura só funciona quando os envolvidos são ouvidos

A gestora do MinC destacou que as políticas não podem ser impostas de cima para baixo. Só funciona quando os envolvidos são ouvidos, fazendo conferências e, principalmente, a sociedade precisa ir em busca de seus direitos e pleitear o que precisa. 

“Fico muito feliz de estar aqui participando. Nós que trabalhamos com cultura temos uma força que nos levanta. A cultura, a arte nos cura e pode curar o Brasil também se conseguirmos nos fortalecer. Nós precisamos ser curados da perseguição às simbologias das nossas culturas, precisamos ser curados da negação da nossa história plural, dessa diversidade cultural que o Brasil tem que nunca se aceita de uma maneira natural. A cultura popular é uma realidade”, completou.

Margareth Menezes finalizou reforçando que o MinC está atuando para auxiliar, mas acima de tudo, para ouvir as comunidades, os setores para melhorar. “Só podemos fazer melhor ouvindo quem sofre o problema. Crítica é para ser ouvida, para acender outras ideias. Estamos trabalhando para dar estruturação ao setor cultural. O Ministério está aberto para atender todas as pessoas, de todos os lugares do Brasil”, disse a Ministra.

Sobre a Conferência 

A Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais no Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Transformadora, na Vila de São Jorge, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge com co-realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, por intermédio da Diretoria de Promoção das Culturas Populares e Tradicionais e Universidade Federal de Goiás (UFG).

A proposta da Conferência, que teve início dia 13 e encerra neste domingo, 17 é dar início ao debate a respeito da criação de um Programa Nacional para escutas, discussões, reflexões e a elaboração de um programa nacional voltado às culturas populares e tradicionais. Participam mais de 50 mestras e mestres das culturas populares e tradicionais de todo o Brasil, além de pesquisadoras e pesquisadores.