Notícias

Congo de Niquelândia traz as bênçãos de Santa Efigênia para as ruas da vila de São Jorge

Por Narelly Batista |Foto: Mariana Florêncio, em 31/07/22

Quem acredita que o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é feito exclusivmente dos shows da noite, é porque com toda certeza não compreendeu a missão do que cultuamos como encontro. Durante o dia, a vila de São Jorge vê acontecer o ápice do nosso evento e a motivação para que a gente continue o realizando há 22 anos.

As comunidades tradicionais que preservam manifestações de cunho religioso e cultural inundam nossas ruas com as bênçãos dos santos que os fazem peregrinar. Santa Efigênia, a santa protetora dos lares, está sempre representada em nossa festa com a participação do Congo de Niquelândia.

Chegam sempre no final da manhã, almoçam e depois cuidam das ruas com seus cantos de gratidão. Os membros do congo explicam que quem não tem casa própria, "se apegar a Santa Efigênia e pedir com fé é um bom começo para mudar essa situação".

As vestes do Congo é composto por uma indumentária de penas na cabeça, os penachos, que remetem a parte da memória viva da região:  a história do povo Avá-Canoeiro. Este ano, o grupo fez questão de nos lembrar que todo lar precisa estar consagrado aos santos que o preservam. Aqui na Vila temos São Jorge, mas Santa Efigênia, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora D'Abadia certamente tem parte depois de tantos encontros.