Por Letícia Romani | Foto: Gabriela Fernanfes, em 18/09/25
Sob a noite do quinto dia de Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, o palco de São Jorge recebeu artistas que carregam o peso histórico das culturas tradicionais. Como: Maneiro Pau de Mestre Raimundo, do Ceará, Cavalo Marinho Boi Maneiro de Itambé com Maracatu Rural, de Pernambuco, Maneiro Pau de Mestre Raimundo, do Ceará, de Pernambuco, João Santana e Chico de Assis, do Distrito Federal, e Hamilton de Holanda Trio, do Rio de Janeiro.
O grupo Maneiro Pau de Mestre Raimundo é uma manifestação cultural em formato de folguedo, festa popular caracterizada por manifestações dramáticas, danças e músicas, que se assemelha a uma brincadeira, caracterizada pelo uso de paus em danças e lutas. O Maneiro Pau surgiu na época do cangaço, as vestimentas procuram relembrar esse momento histórico ao mesmo tempo em que trazem cores e brilho. Músicas como "Acorda Maria Bonita, Mulher Rendeira" e "Maneiro Pau" levaram o público a imersão na tradição do Maneiro Pau junto aos apresentadores.
Diretamente de Pernambuco, a banda Cavalo Marinho é um grupo cultural que preserva a tradição do folguedo do Cavalo Marinho, uma manifestação cultural popular da Zona da Mata Norte de Pernambuco, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN em 2014. O Cavalo Marinho é resistência em forma de teatro, música, dança e improviso, o grupo mistura piadas com críticas sociais vividas no dia a dia, com códigos próprios, como o cavalo-marinho, um toque de rabeca acelerado e cadenciado.
João Santana e Chico de Assis formam uma dupla há quinze anos e trouxeram a tradição do Cordel para o palco do Encontro. O Cordel, reconhecido como Património Cultural Imaterial Brasileiro, é uma tradição secular brasileira que se caracteriza por narrativas em versos rimados e metrificados, que fortalece a tradição nordestina através da oralidade. As temáticas podem variar com temas como a rotina dos povos tradicionais, críticas sociais à realidade vivida e até histórias de aventura. Com a melodia de um violão e uma viola caipira, João e Chico levaram a tradição do cordel para as ruas de São Jorge.
O quinto dia do encontro foi encerrado com Hamilton de Holanda Trio, a banda é liderada por Hamilton, improvisador, compositor e bandolinista, que envolve o público com seu bandolim de 10 cordas. Salomão Soares toca o teclado junto a um sintetizador Moog, que agrega camadas à apresentação. Thiago “Big” Rabello completa o trio com o ritmo pop de sua bateria. Os três, com diferentes instrumentos, dominam a arte da criatividade e do improviso em conjunto. O trio apresenta um repertório que navega por diferentes culturas brasileiras, com repertório que uniu composições autorais como “Saudade do Rio”e “Sol e Luz”, mas também clássicos do mpb com Tom Jobim, Djavan e Chico Buarque.