Por Isadora Otto | Foto: Michelly Matos , em 15/09/25
Nesta terça-feira (15/09), o grupo Banda Cabaçal São José veio diretamente do Ceará para sua primeira apresentação no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, Mestre Cícero e seu filho Francisco encantaram a Vila São Jorge com a energia da dança e o som da tradição originária do Ceará que perpetua a cultura do cabaçal com pífanos e tambores.
O pífano é um instrumento musical tradicional, similar a uma flauta, usado em manifestações culturais do Cariri e do Nordeste. O instrumento, adaptado de flautas europeias e com influência indígena, é feito de taboca ou taquara, que é um tipo de bambu, e é emblemático em festas populares e religiosas, como novenas e procissões, para ter a sensação de contato com a planta, acompanhe a produção do pífano pelo Bambak Artesanal.
Mestre Cícero assumiu a liderança em 2005 para manter viva a cultura cearense de práticas de expressão cultural, dando continuidade ao legado de seu pai: José Ribeiro de Menezes. Hoje, seu filho Francisco o acompanha em apresentações e participa da condução de oficinas de manuseio para manter esse legado.
Segundo o Mapa Cultural do Ceará, apesar da Banda Cabaçal São José estar próxima de concluir 2 séculos de tradição, o grupo só ganhou a devida notoriedade em 2022, após a pandemia de Covid-19 no Brasil. Mestre Cícero é cultura viva e com 40 anos à frente da Banda Cabaçal São José, demonstra que não pretende parar tão cedo.