Por Isadora Otto | Foto: Michelly Matos , em 16/09/25
Neste domingo (14/09), o grupo Pé de Cerrado encerrou a segunda noite das apresentações culturais com um show especial no palco do XXV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros levando ao palco sua mistura de música, teatro, dança, circo e poesia que celebra a diversidade da cultura popular brasileira.
O Pé de Cerrado se formou em 1999 e é formado por multi-instrumentistas, atores e pesquisadores da cultura brasileira. O grupo tem uma integração de linguagens (música, teatro, poesia, circo) e valorização da cultura brasileira. Entre as grandes inspirações para encorajar a pesquisa contínua sobre cultura popular estão Luiz Gonzaga, Antônio Nóbrega, Quinteto Violado e Hermeto Pascoal.
Nessa missão de difundir a cultura popular, o grupo cultural Pé de Cerrado está celebrando 25 anos de trajetória com uma série de apresentações que começou em 2024 e se estende ao ano de 2025, participando concomitantemente da comemoração do aniversário de 25 anos do Encontro.
O fundador do Pé de Cerrado, Pablo Ravi, contou sobre a troca que emociona e alegra a vila de São Jorge nesta comemoração: “a gente brinca com o Bumba meu Boi, em referência ao mestre Teodoro, que é o primeiro brincante lá do Distrito Federal, então marca bem para a gente. A gente gosta muito de brincar com os tambores do Maracatu, os tambores do carimbó.Todos esses ritmos que trazem um swing mesmo da cultura popular. São ritmos que marcam o mundo.
Para Pablo Ravi, o momento mais marcante nesses 25 anos de história foi “uma das primeiras vezes que a gente tocou aqui, a gente abriu o show do Hermeto Pascoal, que deixou a gente e sempre foi uma grande referência, uma grande influência para a gente até hoje”.