Notícias

Rap, resistência e ancestralidade: Owerá se apresenta no Encontro na Aldeia

Por Marcos Vieira | Foto: Divulgação, em 10/07/25

O rapper Owerá, artista Guarani Mbya, se apresenta no palco do Encontro na Aldeia no dia 19 de julho. Reconhecido por dar voz à luta dos povos originários por meio de suas rimas e batidas, Owerá tem ligação antiga com a Aldeia Multiétnica — ele já participou de outras edições do evento.

Cantando no idioma de seu povo, o rapper compõe músicas que evocam a defesa da terra, o respeito à natureza e a resistência indígena. Na apresentação deste ano, contará com a participação especial de seu irmão, o DJ Tupan.

Owerá vive na Aldeia Krukutu, às margens da represa Billings, no extremo sul da cidade de São Paulo. Sua trajetória artística teve início em 2014, durante a abertura da Copa do Mundo no Brasil, quando ergueu uma faixa com os dizeres “Demarcação Já”. O ato de protesto ganhou repercussão internacional e se tornou símbolo da luta pelos direitos territoriais indígenas. Desde então, sua música ecoa como expressão política, espiritual e cultural.

 O jovem rapper já foi destaque no documentário My Blood Is Red, ao lado de Criolo e Sônia Guajajara; dividiu o palco com Daniela Mercury e, no ano passado, lançou a música Rap Nativo em parceria com Alok, no disco O Futuro é Ancestral.

 Sua presença na 17ª edição da Aldeia Multiétnica reforça o compromisso do festival Encontro na Aldeia em reunir grandes artistas e mensagens potentes. O evento conta com o apoio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet.

 A Aldeia Multiétnica acontece em Alto Paraíso de Goiás, em um ambiente único, cercado pela natureza exuberante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ingressos podem ser adquiridos AQUI. 

2025 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.