Notícias

O triunfo do turismo de base comunitária da Chapada dos Veadeiros é pauta do Fórum de Turismo e Cultura

Por Narelly Batista | Foto: Duda Segredo, em 14/12/23

Como segunda roda de prosa desta quinta-feira (14), do Fórum de Turismo Cultura, João Lino, Marcelo Nissem e Agnaldo Araújo trouxeram para o centro do debate cases de sucesso de turismo cultural e de base comunitária. 

 

Na roda de prosa “Experiência Turística na Chapada: Turismo cultural e de base comunitária na região da Chapada dos Veadeiros”, os participantes que vivem na região e atuam de diferentes formas no turismo, puderam apresentar um pouco de sua trajetória e como tem observado o desenvolvimento dos operadores de turismo com base na cultura popular e identidade regional. 

 

João Lino é turismólogo, sócio-proprietário da Veredas Consultoria e Desenvolvimento Turístico e  Coordenador de estruturação do Caminho Veadeiros.  João já atuou como Diretor de Projetos e Produtos Turísticos na Goiás Turismo, onde conduziu a criação e a estruturação do Caminho de Cora Coralina. Sua fala girou em torno das muitas variações e diferenças que cada região e localidade tem para construir sua base de empreendimentos em turismo. 

 

Já Marcelo Nissen, que é produtor cultural, Guia Regional de Turismo e presidente da Região de Ouros e Cristais discutiu como estes circuitos são e devem ser integrados a identidade e cultura local. 

 

Agnaldo Araújo, por sua vez, pedagogo, professor e produtor cultural da Vila de São Jorge, com atuação na administração pública de Alto Paraíso e Pirenópolis, fez um apanhado sobre a história da região da Chapada dos Veadeiros, como o turismo mudou a vida da comunidade e relatou o desafio encontrado pelos nativos para o desenvolvimento de um turismo consciente e de experiência.