Por Narelly Batista |Foto: Anne Vilela, em 20/07/23
Oficinas gratuitas integram a programação do XXIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Confira e inscreva-se!
<<< Inscrições AQUI: https://forms.gle/RBavd2M8xMFpHoSi7 <<<
PROGRAMAÇÃO
25 de julho
Terça-feira
10h - Oficina Percepção do Cerrado Por Meio da Aquarela, com Mayara Maximilla
O cerrado nos desperta, nos comove e nos inspira. É possível expandir essa experiência? Esta oficina busca sensibilizar e ampliar a percepção do nosso entorno utilizando como aliada a fluidez da aquarela. Vamos entrar em contato com os conceitos básicos da técnica e através dela observar e reproduzir os detalhes, as cores e texturas abundantes do cerrado. A proposta é expandir nosso olhar e nossa conexão com a natureza no encontro com a expressão artística.
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Contribuição voluntária
26 de julho
Quarta-feira
16h - Oficina Na Pisada do Cavalo Marinho, com Maciel Salú
O Cavalo Marinho é uma brincadeira popular de Pernambuco que envolve música, dança, poesia, coreografias e toadas. A manifestação é conhecida por ser um grande teatro popular que representa cenas do cotidiano da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Variante do Bumba Meu Boi, o Cavalo Marinho é uma brincadeira que reúne 76 personagens divididos em três categorias: animais, humanos e fantásticos. Na oficina, Maciel Salú aborda a dança desta tradição popular.
Duração: 2 horas
Não há pré-requisitos para a participação
Vagas: 25 participantes
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Gratuito
27 de julho
Quinta-feira
16h - Oficina Sotaques dos Cocos de Roda e Ciranda da Paraíba, com Zé Silva e Mestra Penha
Zé Silva irá falar sobre os diferentes cocos de rodas e cirandas que existem no Estado da Paraíba, mostrar os toques de cada região e ensinar aos participantes a dançar.
Duração: 1h30
Não há pré-requisitos para a participação
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Gratuito
28 de julho
Sexta-feira
16h - Oficina Jogos e Brincadeiras, com Tião Carvalho
Tião Carvalho é cantor, compositor, educador, dançarino, capoeirista, líder comunitário e representante das culturas tradicionais brasileiras. É representante das tradições e brincadeiras trazidas do Maranhão, local onde nasceu e passou parte de sua vida. Tião Carvalho é referência das manifestações populares e contribui com a formação dos processos educativos que valorizam esses saberes. As tecnologias ancestrais de educação propostas são sementes de sabedoria, re-orientação, alegria e bem-viver. Esta oficina propicia resgatar, fortalecer e reverenciar a criança através de vivências lúdicas com brincadeiras, cantigas e danças populares, por uma compreensão integrada do brincar, em que corpo e voz são veículos de expressão, consciência e desenvolvimento coletivo.
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Gratuito