XXII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
De 15 a 30 de julho de 2022
É tempo de aquilombar-se!

Notícias

O palco principal do Encontro de Culturas tremeu com a catira de São João D'Aliança

Por Magali Colonetti | Foto: Mariana Florêncio, em 28/07/22

As batidas das botinas e as palmas dos catireiros de São João D'Aliança ecoaram na Vila de São Jorge. O grupo participa do Encontro de Culturas desde 2005 e trouxe mais uma vez suas músicas e danças para o Palco Principal. E dos encontros que só acontecem no Encontro, eles também dançaram em duas músicas no show do Zé Mulato e Cassiano.

Diferente de alguns grupos, as mulheres também fazem parte dos dois grupos de catireiros que se apresentaram. Os grupos são originários da cidade de São João D`Aliança e foram formados quando a cidade era apenas um povoado. As apresentações eram em festas religiosas, mas há algum tempo também ocupam outros lugares. Os grupos viajam por todo o estado de Goiás e também para São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.


A catira não é apenas uma demonstração de dança, é de fé e um estilo de vida. Ela é mais frequente nas regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Aqui na Vila de São Jorge, a manifestação é esperada com muita alegria pelos nativos. Dona Isabel contou que chegou no palco bem cedo para não perder nada. "Bom demais. Largo tudo para assistir. É assim todo encontro.