CONVIDADOS


Rouxinol do Rinaré

No Quixadá, no Ceará ("só pra rimá"), tem o Rouxinol do Rinaré, que conversa com o alienista, o cientista Osvaldo Cruz, o jagunço Sabino e até com o guaraná.

Com 80 títulos de literatura de cordel e 30 livros infanto-juvenis publicados, Antonio Carlos da Silva, o Rouxinol do Rinaré, é um cordelista que transforma essa rica manifestação cultural brasileira em preciosidades. Sua obra “O Alienista em Cordel” fez parte do catálogo de literatura da Feira de Frankfurt na Alemanha (2013) e muitos de seus trabalhos são estudados no meio acadêmico.

Para o encontro literário, propõe uma oficina-vivência, com técnicas básicas de composição de um texto em cordel, a partir de exemplos práticos, declamações e a vivência de mais de 30 anos de carreira.

Na sua opinião, "é importante dizer que a Educação no Brasil, no Nordeste em especial, tem uma dívida imensurável com a Literatura de Cordel. Milhares de nordestinos aprenderam a ler através dos romances e folhetos de cordel. É uma linguagem de fácil compreensão, onde os recursos da métrica e da rima emprestam ao texto toda uma graciosidade e ludicidade que nenhum outro gênero literário consegue".


Conheça mais convidados