A representatividade nas publicações literárias está entre as questões mais discutidas pelo mercado editorial brasileiro, que busca reinvenção diante da crise econômica instalada há uma década. No início do século 21, leitoras e leitores demandam por obras protagonizadas pelos grupos diversos e sub-representados: mulheres, pessoas negras, povos originários, população LGBTQIA+, idosos e pessoas com deficiência.
O artista visual e professor de Artes Visuais ligado à UFRR, Josias Marinho Casadecaba (RR), apresenta neste processo seletivo trabalho relevante nestes processos de afirmação, a partir de ilustrações publicadas em inúmeros livros dedicados a crianças e a pessoas de todas as idades ? entre eles, títulos contemplados na seleção brasileira da Bologna Children’s Book Fair, referência mundial na categoria Livro Ilustrado.
Destaque também para a profícua parceria do ilustrador com a escritora premiada Cidinha da Silva e com a lendária Mazza Edições (MG), uma das primeiras do Brasil a publicar autoras e autores pretos, com mais de 300 títulos no catálogo. Neste contexto produtivo e crítico, para o Encontro de Culturas Literário, Casadecaba propõe a discussão de um assunto fundamental para aprofundamento neste debate: “Representações e leitura do corpo negro nos livros infanto-juvenis e infantis”.