Por Marcos Vieira | Foto: Divulgação, em 15/07/25
O Encontro na Aldeia, festival de música que integra a 17ª edição da Aldeia Multiétnica, recebe no dia 20 de julho (domingo) o show da cantora indígena Djuena Tikuna. Intérprete de música contemporânea, ela levará ao palco toda a expressão artística e a cultura dos povos da floresta.
Djuena também é produtora cultural, documentarista e jornalista. Sua voz ecoa as raízes e o universo simbólico do povo Tikuna, originário do Alto Solimões — na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, no coração pulsante da floresta amazônica.
As apresentações de Djuena Tikuna são emocionantes. Ela canta em sua língua materna, reafirmando a importância da valorização e da resistência cultural por meio da música. Sua performance é uma celebração da oralidade ancestral, unindo cantos tradicionais, como Eware (Território Sagrado), a composições autorais potentes, como Yiemagü rü Nainecüti’igü (Nós somos a floresta) e Putürarû Narü’ügü (A Floresta Cura).
A cantora é conhecida por romper barreiras. Foi a primeira jornalista indígena formada no Amazonas e, em 2017, tornou-se a primeira indígena a realizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas, em mais de um século de existência do local. Em 2016, Djuena cantou o Hino Nacional Brasileiro em língua Tikuna na abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.
O Encontro na Aldeia tem conquistado cada vez mais visibilidade e conta com o apoio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet. Além de reunir grandes artistas, o festival se destaca pela força do cenário em que acontece: um ambiente único, cercado pela natureza exuberante do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás.
Os ingressos podem ser adquiridos AQUI.