Notícias

Saúde e ancestralidade: Aldeia Multiétnica discute políticas para Medicina Tradicional Brasileira

Por Marcos Vieira | Foto: , em 10/07/25

No dia 18 de julho, dentro da programação das Rodas de Conhecimento, a 17ª edição da Aldeia Multiétnica abre espaço para o debate sobre a importância do reconhecimento da Medicina Tradicional Brasileira (MTB) como um novo componente das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

A conversa acontece das 15h às 17h, na Xapono, e reúne diferentes profissionais, com mediação de Daniela Ribeiro, do Coletivo Raízes, do Movimento Curador e da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Participam da roda: Andréa Alvarenga (SUS/Alto Paraíso de Goiás); Daniel César Nunes Cardoso (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços); Guilherme Franco Netto (Fiocruz Cerrados) e Renata Corrêa Martins (Coletivo Raízes).

A Medicina Tradicional Brasileira é diversa, com saberes específicos de cada povo, transmitidos oralmente de geração em geração. A roda de conversa pretende abordar as práticas comuns que precisam ser reconhecidas e valorizadas pelos sistemas de saúde.

A proposta é debater caminhos para a construção de uma política pública que fortaleça os saberes ancestrais, garantindo que sejam respeitados, reconhecidos e acessíveis a toda a população brasileira — em consonância com diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 A discussão sobre a Medicina Tradicional Brasileira também envolve o direito dos povos e de suas crenças de estarem presentes em todos os espaços, sem qualquer tipo de discriminação.

· ·

2025 Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.