Por Marcos Vieira | Foto: Raissa Azeredo, em 10/07/25
As Rodas de Conhecimento da 17ª edição da Aldeia Multiétnica apresentam, no dia 18 de julho (sexta-feira), das 10h às 12h, na Tenda da Saúde e do Bem Viver, um debate voltado à saúde da mulher indígena.
Com o tema Interculturalidade em Saúde da Mulher, a conversa será mediada por Nalu Mendes e contará com a participação de duas profissionais da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Mulheres (CGESMU), do Ministério da Saúde: Camila Carloni Gasparro (coordenadora de Enfrentamento à Mortalidade Materna) e Julia Garrafa (consultora técnica).
A proposta é promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva sobre a interação e o respeito mútuo entre diferentes culturas no cuidado às mulheres indígenas, reunindo profissionais de saúde, gestoras, pesquisadoras e, principalmente, mulheres indígenas de diferentes territórios.
De acordo com a organização da Aldeia Multiétnica, a atividade parte do reconhecimento de que o cuidado em saúde deve considerar os modos de vida, os saberes tradicionais e as experiências das mulheres indígenas, valorizando a escuta ativa e o respeito às especificidades culturais.
A roda pretende ser um momento de troca de experiências em torno de um cuidado que seja verdadeiramente integral, intersetorial e intercultural.