Por Marcos Vieira | Foto: Leo Bahia, em 10/07/25
O conceito Sumak Kawsay, também conhecido como Bem Viver, originário das culturas indígenas dos Andes, será tema de debate na 17ª edição da Aldeia Multiétnica, no dia 16 de julho (quarta-feira), a partir das 15h, na Xapono.
A conversa faz parte da programação das Rodas de Conhecimento, que integram a agenda diária da Aldeia. Sumak Kawsay – Saberes Originários do Bem Viver Andino para a Regeneração da Vida nos Nossos Territórios é o nome da roda, que contará com a mediação de Nalu Mendes e a participação de Tárika Quechua.
Os visitantes poderão entrar em contato com uma filosofia que propõe a harmonia com a natureza e com a comunidade, buscando o bem-estar de todos os seres. Para os povos originários andinos, o Sumak Kawsay tem como princípio fundamental a reciprocidade nas relações humanas e com o ambiente, além da valorização do coletivo sobre o individual.
Para alguns grupos indígenas, as práticas culturais específicas e o conhecimento tradicional que preservam também são componentes cruciais do Sumak Kawsay. Daí a importância de trazer esse tema para a Aldeia Multiétnica, um espaço de vivências, difusão de saberes e debates dos povos originários.