Por Marcos Vieira | Foto: Raissa Azeredo, em 10/07/25
A 17ª edição da Aldeia Multiétnica começa neste final de semana, em Alto Paraíso de Goiás, com a presença de diferentes povos indígenas e vivências culturais que aprofundam os saberes dos visitantes sobre as comunidades participantes.
Uma programação extensa oferece a todos a oportunidade de adquirir novas percepções de mundo, por meio do conhecimento compartilhado por diversos mestres indígenas e colaboradores da Aldeia Multiétnica. Esse é o objetivo das Rodas de Conhecimento, que acontecem diariamente, em diferentes horários.
No dia 13 de julho (domingo), das 10h às 12h, na Tenda da Saúde e do Bem Viver, o tema da conversa será Plantas Medicinais do Cerrado. Será um momento em que representantes de diferentes comunidades e faixas etárias utilizarão fotografias como um “bastão” simbólico, passando a vez de fala entre os participantes, para que cada um compartilhe o que sabe sobre determinada espécie vegetal.
Ao final da roda, todos terão ensinado e aprendido novas formas de uso dessas plantas, conforme suas culturas e ancestralidades. A atividade também destacará a importância da conservação do Cerrado, para além de sua relevância como bioma fundamental para o país.
A mediação da roda será feita por Daniela Ribeiro, produtora e gestora cultural, bióloga formada pela PUC-GO, apaixonada por plantas medicinais e saberes populares tradicionais. Daniela é idealizadora de um encontro que reúne raizeiros, parteiras, benzedeiras e pajés na Chapada dos Veadeiros.