Por Marcos Vieira | Foto: Raissa Azeredo, em 10/07/25
Os debates sobre temas de interesse dos povos originários fazem parte de todas as atividades da 17ª edição da Aldeia Multiétnica, que tem início neste fim de semana, em Alto Paraíso de Goiás. No dia 13 de julho (domingo), a programação das Rodas de Conhecimento traz o tema: Etnoturismo nas Aldeias – Caminhos para o Intercâmbio Cultural com Responsabilidade.
A roda de conversa acontece a partir das 15h, na Xapono — casa tradicional Yanomami construída no centro da Aldeia —, um espaço de trocas e encontros entre todos os povos. A mediação será realizada por Nalu Mendes, com a participação de Jefferson e Ednéia Terena (MS), Thiago Schneider (Associação Floresta Protegida) e Denise Silva (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural – Bruaca).
O objetivo do encontro é debater as potencialidades e os desafios do turismo indígena como instrumento de fortalecimento cultural, proteção territorial e engajamento com práticas sustentáveis. O etnoturismo valoriza a cultura, os costumes, os conhecimentos tradicionais e o modo de vida das comunidades, promovendo uma relação respeitosa e sustentável.