Por Marcos Vieira | Foto: Divulgação, em 10/07/25
O rapper Owerá, artista Guarani Mbya, se apresenta no palco do Encontro na Aldeia no dia 19 de julho. Reconhecido por dar voz à luta dos povos originários por meio de suas rimas e batidas, Owerá tem ligação antiga com a Aldeia Multiétnica — ele já participou de outras edições do evento.
Cantando no idioma de seu povo, o rapper compõe músicas que evocam a defesa da terra, o respeito à natureza e a resistência indígena. Na apresentação deste ano, contará com a participação especial de seu irmão, o DJ Tupan.
Owerá vive na Aldeia Krukutu, às margens da represa Billings, no extremo sul da cidade de São Paulo. Sua trajetória artística teve início em 2014, durante a abertura da Copa do Mundo no Brasil, quando ergueu uma faixa com os dizeres “Demarcação Já”. O ato de protesto ganhou repercussão internacional e se tornou símbolo da luta pelos direitos territoriais indígenas. Desde então, sua música ecoa como expressão política, espiritual e cultural.
O jovem rapper já foi destaque no documentário My Blood Is Red, ao lado de Criolo e Sônia Guajajara; dividiu o palco com Daniela Mercury e, no ano passado, lançou a música Rap Nativo em parceria com Alok, no disco O Futuro é Ancestral.
Sua presença na 17ª edição da Aldeia Multiétnica reforça o compromisso do festival Encontro na Aldeia em reunir grandes artistas e mensagens potentes. O evento conta com o apoio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet.
A Aldeia Multiétnica acontece em Alto Paraíso de Goiás, em um ambiente único, cercado pela natureza exuberante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ingressos podem ser adquiridos AQUI.