Por Narelly Batista | Foto: Lucas / Jovem de Expressão, em 15/12/23
Nesta quinta-feira (14), tivemos o ápice dos espetáculos do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros - Edição Especial Educação Transformadora com a apresentação da opereta popular “Maria Manteiga e as Ervas Mágicas”. A obra apresentada pelas crianças e jovens do projeto Turma Que Faz foi coordenado por Doroty Marques, resultado do trabalho de oficinas desenvolvidos na Vila de São Jorge.
A peça tem como cenário um Cerrado abundante, repleto de ervas mágicas e encantamentos. Maria Manteiga, uma raizeira encantada, tem a missão de preparar o caldo mágico para despertar as três virtudes que estão faltando para as criaturas humanas: a Coragem, a Sensibilidade e a Criatividade. Para tornar possível essa magia, tem a companhia dos animais do Cerrado, borboletas, vaga lumes, cachoeiras e montanhas, que juntos distribuem para todos nosso caldo mágico, criando um mundo repleto de beleza, solidariedade e respeito à Mãe Natureza.
Essa é a segunda vez que o espetáculo é apresentado e contou com um elenco de mais de 60 crianças, músicos, bailarinas e equipe técnica com idade entre 3 e 77 anos. Criado dentro da Escola Livre de Arte e Ecologia da Turma Que Faz, esta apresentação em dezembro demarcou também o encerramento das atividades do ano das oficinas de pintura, argila, percussão, artes circenses, esporte e educação ambiental. Quem assistiu, se emocionou vendo as pratas da casa brilharem.