Notícias

Ministra da Cultura fará abertura da Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais na Chapada dos Veadeiros

Por Nayanne Santana | Foto: Divulgação, em 14/12/23

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fará nesta sexta-feira, 15 de dezembro, a abertura da Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais do Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Transformadora, na Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

A Conferência é realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge com co-realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, por intermédio da Diretoria de Promoção das Culturas Populares e Tradicionais e Universidade Federal de Goiás (UFG).

A proposta da Conferência é dar início ao debate a respeito da criação de um Programa Nacional para escutas, discussões, reflexões e a elaboração de um programa nacional voltado às culturas populares e tradicionais. Participam mais de 50 mestras e mestres das culturas populares e tradicionais de todo o Brasil, além de pesquisadoras e pesquisadores.

Essa é a primeira vez que o Encontro realiza, em um mesmo ano, duas edições do evento. Estão sendo promovidas rodas de prosas, palestras, oficinas, shows, exposições e a Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado, com mais de 20 artesãos da região do Nordeste goiano. O Encontro integra o calendário cultural anual do Estado de Goiás atendendo aos públicos regional, nacional e internacional, tendo em vista que a Chapada dos Veadeiros é um dos mais procurados pontos turísticos do país.

Juliano George Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, ressalta que essa edição especial do evento chega em um momento oportuno para articulação de políticas públicas que tratam das culturas populares e tradicionais do Brasil, destacando que a Chapada dos Veadeiros é um lugar estratégico para discussões que abordem as dimensões simbólicas, econômicas e cidadãs e ainda, abrangendo o conhecimento aos diversos territórios nacionais no qual as culturas populares e tradicionais são vivenciadas. “É uma construção que parte das comunidades e de seus representantes, que preservam e fortalecem, principalmente nos interiores, os saberes e fazeres tradicionais da ancestralidade brasileira”, finaliza.

Confira a programação completa do evento no site https://www.encontrodeculturas.com.br/pt/programacao/shows e acompanhe a cobertura pelo Instagram @encontrodeculturastradicionais