Por Narelly Batista | Foto: Raissa Azeredo, em 08/07/23
Acompanhe a programação deste sábado na Aldeia Multiétnica
7h às 8h: Café da manhã
8h: Reunião com as lideranças das delegações indígenas e participantes da vivência para definição dos dias das festas das etnias.
9h: Abertura da Tenda da Segurança Alimentar e da Tenda da Saúde
Roda de prosa sobre Segurança Alimentar e Mostruário de produtos industrializados e naturais
Montagem em esteiras com produtos industriais e naturais para gerar discussão sobre a importância da segurança alimentar para a manutenção da saúde e o acesso de cada etnia indígena aos alimentos de qualidade. Vamos conversar sobre obesidade, desnutrição, diabetes, pressão alta, doenças do coração e doenças da sociedade em geral que são consequências de um sistema focado na mercantilização da natureza e dos alimentos em nome do mercado - reflexões sobre problemáticas globais que comprometem nosso futuro.
Também acontecerá a apresentação das atividades que serão realizadas durante a semana na Tenda da Saúde e na Tenda da Segurança Alimentar.
Local: Tenda da Segurança Alimentar
11h: “Nossa Cultura é Assim”: visitação e roda de conversa dos participantes da vivência com a etnia anfitriã do dia.
12h às 13h: Almoço
14h: Abertura da visitação do público externo.
15h: Roda de prosa
Demarcação das terras indígenas: importância, entendimentos e desafios
Por que demarcar territórios indígenas? Indígenas de diferentes contextos compartilham suas histórias mostrando que o território vai além das florestas e que toda a existência depende desse território: espiritualidade, segurança alimentar, educação, língua, culturas, tradição. Vamos discutir e entender os projetos de lei que atentam contra a demarcação e preservação dos territórios e buscar ações e reflexões sobre a importância dos territórios demarcados e protegidos.
Local: Centro de Saberes
17h: Abertura oficial da XV Aldeia Multiétnica com todos os grupos indígenas no pátio central da Aldeia.
19h às 20h: Jantar
20h: Fogueira e cantorias na Xapono