XXII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
De 15 a 30 de julho de 2022
É tempo de aquilombar-se!

Notícias

Arroz com pequi dos Kalungas é ensinado em Oficina Gastronômica

Por Magali Colonetti | Foto: Mariana Florêncio, em 26/07/22

Bons encontros acontecem ao redor do fogão, a hora do preparo de uma boa comida é um bom momento para uma conversa. Na oficina com a Deusani Francisca da Conceição, mais conhecida como Fiota, foi assim: cheirinho de comida boa e muita prosa. Ela compartilhou sua receita de Arroz com Pequi e um caldinho de pequi na oficina de gastronomia com produtos da sociobiodiversidade Kalunga. Moradora do Vão das Almas no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, Fiota fez esse prato tão comum na sua comunidade e que ela aprendeu desde criança. Todos os ingredientes são produtos feitos no quilombo. "Esse arrozinho que tô preparando aí ele é Kalunga, nós somos quilombolas e o arroz é 'negre'". comentou. Além do arroz, o óleo de coco babaçu, pimenta de macaco, pequi, alho, manjericão, açafrão e farinha também são produzidos por eles. "Tudo é de lá, da nossa cultura, trabalhado no braço. Usamos a farinha também 'pra' uma sopa, 'pra' farofa com banana e fica pronto mais rápido que esse arroz", disse. 

Enquanto fazia a receita ela compartilhava histórias e algumas dicas sobre alimentação que aprendeu com os seus. Dentre elas o alerta de ter cuidado ao comer o pequi porque ele tem espinhos. Mas caso a pessoa acabe com algum espinho na boca, ela tem a solução: usar qualquer tipo de óleo e raspar com colher para retirar os espinhos. "Sai facinho". 

A oficina fez parte da programação do XXII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e aconteceu na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.