XX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
De 25 de Julho a 23 de Agosto de 2020

Programação de Oficinas

1. Xambá das Yabás

Oficina de Coco e Cantos Tradicionais da Xambá

Data: 28 de julho de 2020, 15h (1 hora de duração)
Vagas: 20 (inscrição via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/ectcv-20-anos-oficina-de-cantos-tradicionais-da-xamba-com-as-yabas-do-terreiro-da-xamba-pe__919826

A oficina de "Cantos tradicionais da Xambá" é realizada com as yabás do Terreiro Xambá (Tia Nena, Tia Gogó, Tia Célia e Tia Raquel) em que celebram os 90 anos da comunidade. Cantos estes que revelarão a importância da culinária, como o mungunzá que foi alimento base de resistência no período em que a comunidade viveu às escondias, entre os anos de 1938 a 1950. Também as ervas religiosas utilizadas no cotidiano para curas e contatos com os mestres da Jurema e ancestrais. A oficina proporciona ao público conhecer a história de mulheres negras contemporâneas líderes, Yalorixás, como Mãe Biu e Mãe Tila da Xambá, e yabás como tia Laura e Tia Luiza, mulheres da Xambá que construíram suas histórias que colaboram com as lutas das mulheres quilombolas e de terreiros. Tudo isso também contará com bastante animação da dança do coco peculiar da comunidade Xambá.


2. Cantoras dos Rojões

Oficina de Rojão (cantos tradicionais) das mulheres Kariri Xocó

Data: 31 de julho de 2020, 16h (1 hora de duração)
Vagas: 100 (inscrição via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/ectcv-20-anos--oficina-de-rojao-cantos-tradicionais-das-mulheres-kariri-xoco__919958

As mulheres Kariri Xocó ensinam cantigas tradicionais e a técnica de uso de voz utilizado nos rojões. A partir daí serão criados versos que ilustrarão os rojões.


3. Tião Carvalho

Vivência lúdica "A Roda Viva do Brincar", com Mestre Tião Carvalho

Data: 4 de agosto, às 15h (1 hora de duração)
Vagas: 100 (inscrição via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/ectcv-20-anos-vivencia-ludica-a-roda-viva-do-brincar-com-o-mestra-tiao-carvalho-masp__919901

O Mestre Tião Carvalho convida a todos para a vivência lúdica "A Roda Viva do Brincar". Através da brincadeira, das cantigas e das danças populares, corpo e voz são usados como veículos de expressão e de consciência. A atividade pretende estimular o desenvolvimento físico, psíquico e emocional do indivíduo e do coletivo usando como instrumento de (auto)aprendizagem a cultura popular brasileira, e desta forma, fornecendo instrumentos e ferramentas para uma nova proposta educativa que inclua a cultura popular no processo de desenvolvimento do indivíduo (criança, adulto, idoso). A ideia é que os participantes possam se redescobrir levados por universo de movimentos e músicas das brincadeiras populares.


4. Adiel Luna

Oficina Mangaio de Verso com Adiel Luna

Data: 10 de agosto, às 15h (2 horas de duração)
Vagas: 50 
(inscrição via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/ectcv-20-anos--oficina-mangaio-de-verso-com-adiel-luna__919970

A oficina proporciona aos participantes conhecer, trabalhar e estimular a poética e a oralidade popular tradicional, com ênfase no improviso, como ferramenta de composição. Seus temas vão da literatura de cordel aos cantos tradicionais, toadas, baiões, forrós, cocos, cirandas e outras formas de expressões artísticas encontradas em Pernambuco.


5. Odete Pilar

Oficina de Coco com Mestra Odete Pilar

Data: 11 de agosto, às 15h (2 horas de duração)
Vagas: 100 (inscrição via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/ectcv-20-anos--oficina-de-coco-com-mestra-odete-de-pilar__919985

Odete de Pilar, no papel de mestra de coco de roda e ciranda, realiza uma oficina prática em que dá destaque ao som, ritmo, instrumentos e usos destes. Uma forma de preservar e valorizar esta importante manifestação, que além de valor e mérito artístico e musical inquestionável é um dos modos de resistência. Constituem assim elementos sagrados, herdados pelos ancestrais e que merecem ser difundidos.


6. Guerreira Virgínia

Oficina de Coco paraibano com Guerreira Virgínia

Data: 13 de agosto, às 16h (1 hora de duração)
Vagas: 100 (inscrição via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/oficina-de-coco-paraibano-com-guerreira-virginia__920003

A oficina aborta os códigos, comportamentos, sotaques e memórias do coco paraibano. Vivenciaremos os instrumentos que aqui utilizamos, apresentando a vestimenta, os acessórios, as batidas, linguagens e as personalidades próprias que permeiam o imaginário da identidade dos coquistas do Estado. A facilitadora é Guerreira Virgínia Passos.


7. Ìdòwú Akínrúlí

Oficina de Percussão Tradicional da Cultura Yorùbá com Ìdòwú Akínrúlí

Data: 16 de agosto, às 15h (1 hora de duração)
Vagas: 100 (inscrição via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/ectcv-20-anos--oficina-de-percussao-tradicional-da-cultura-yoruba-com-ilu-akin-rs__919937

Na oficina de percussão tradicional da cultura yorùbá, Ìdòwú Akínrúlí apresenta e utiliza os instrumentos tradicionais (Gángan, Bàtá, Agogo, Ifá, Ẹwọ́ e Gúdúgdúdú.). A oficina trabalhará o contexto histórico de cada instrumento, origem e função deles dentro da cultura yorùbá. Além disso, serão apresentadas formas de toques e quando devem ser tocados.


8. Grupo Orí

Oficina de Tambores do Xangô Pernambucano - das Nações Xambá e Nagô

Data: 18 de agosto, às 19h (3 horas de duração)
Vagas: 50 (inscrições via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/ectcv-20-anos--oficina-de-engomes-da-xamba-com-o-grupo-ori-pe__919919

A Oficina de Tambores do Xangô Pernambucano - das Nações Xambá e Nagô aborda o universo rítmico do candomblé (Xango Pernambucano) e dos toques para os orixás a partir deste instrumento. Conhecido popularmente como ilú, esse instrumento na nação xambá é chamado de engome e é a partir de suas variações rítmicas que a oficina se desenvolve. O objetivo é que o participante percorra a história da nação Xambá e Nagô, algumas das nações de candomblé mais antigas de Pernambuco, junto à experiência do toque no instrumento. 


9. Coco Raízes do Arcoverde

Oficina de Coco com Raízes do Arcoverde

Data: 20 de agosto, às 15h (1 hora de duração)
Vagas: 20 (inscrições via Sympla no link abaixo)

https://www.sympla.com.br/ectcv-20-anos--oficina-com-coco-raizes-de-arcoverde-pe__919883

O Coco Raízes de Arcoverde realiza uma oficina prática com a apresentação dos principais instrumentos utilizados pelo grupo. Irão demonstrar os toques básicos do surdo e do ganzá e ensinar os passos básicos do trupé, a dança percussiva dos tamancos tradicionais do Coco Raízes de Arcoverde