XX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
De 25 de Julho a 23 de Agosto de 2020

Notícias

Pé de Cerrado levanta poeira no XVII Encontro de Culturas

Todos de mãos dadas levantaram poeira com muita animação ao dançar em ciranda durante o show do Grupo Cultural Pé de Cerrado, na sexta-feira, 28 de julho, no palco principal do XVII Encontro de Culturas. A apresentação começou com a passagem da banda em meio ao público com o boi bumbá, um ícone maranhense do folclore nacional. Todos os artistas estavam trajados com roupas típicas da cultura popular brasileira. O ritmo nordestino animou a plateia com muito maracatu, coco e frevo, além de uma quadrilha de São João.

Após a apresentação no palco, o forró comeu solto dentro da Casa Cavaleiro de Jorge. Com a pista lotada, todos brincaram de quadrilha madrugada adentro. 

De acordo com um dos integrantes do grupo, o Pé de Cerrado faz uma releitura dos ritmos originais predominantemente nordestinos por meio da poesia. “Às vezes tem também do Cerrado, como a catira, que desta vez não apresentamos. Nós gostaríamos de ter a oportunidade de estar aqui todo ano. É sempre uma alegria essa reunião étnica de várias culturas. O nosso êxtase é quando o público interage. Esse é o intuito de fortalecer, todos sermos brincantes”.

A Grupo Cultural Pé de Cerrado surgiu em 1999 com a proposta de pesquisar a cultura brasileira, reunindo diversos artistas com música, circo, dança, poesia e teatro, proporcionando a intensa participação do público.