CONVIDADOS


Ana Mumbuca

Ana Mumbuca, pseudônimo de Ana Cláudia Matos da Silva, é uma quilombola do Jalapão, no Tocantins, que "viaja pelas escritas e pelo falar do jeito quilombo de viver". E faz uma literatura literalmente enraizada.

Autora do livro "Voo das abelhas da terra", prepara atualmente sua segunda obra, "Quatro Cantos", e se apresenta como "plantadora de coisas boas por ancestralidade". Cuidadora da memória e dos saberes tradicionais de seu povo, o seu foco converge para as "perspectivas do jeito quilombo de viver, a partir das estórias que guardam modos de vida que se perpetuam mesmo sem as escrituras".

Graduada em Serviço Social e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, escreveu dissertação sobre sua terra natal, “Uma escrita contra-colonialista do Quilombo Mumbuca Jalapão-TO".

Nela, Ana avalia os contextos para a afirmação da cosmologia quilombola, identificando os aspectos de como a mesma se origina, se gesta, diverge e confluência. Seu trabalho se baseia na criação de espaços específicos de partilha, em especial na chamada “fogueira de memória”, que ressalta o coletivo do mundo dos quilombos. O resultado é ciência e/ou poesia.


Conheça mais convidados