IV Encontro Quilombola

Nos últimos vinte anos a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge recebeu artistas, mestres e colaboradores da Comunidade do Sítio Histórico Kalunga que foram responsáveis pelo amadurecimento dos projetos de valorização dos saberes tradicionais da casa. Ao longo desses anos, fomos presenteados com as falas dos mestres da comunidade e dos festejos que colorem o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. 

A religiosidade e o cuidado com as tradições, que nem mesmo eles sabem dizer com precisão quando começaram, confundem-se com um período histórico em que as vidas de seus antepassados era totalmente diferente e vivida no continente africano.  Toda essa riqueza, expressa nos produtos extraídos e beneficiados pela comunidade, nas festas, rezas, músicas e colorido das vestes, este ano é tema central do IV Encontro Quilombola.  Até aqui reunimos representantes de diversos quilombos do estado para intercambiar realidades e fortalecer politicamente essas comunidades. 

Este ano, focaremos nas demandas do Sítio Histórico Kalunga. Seu território possui 237 mil hectares, o que confere a ele o título de maior território quilombola do Brasil, abrigando cerca de 60% da área total da Chapada dos Veadeiros e uma comunidade de cerca de 6.000 pessoas por entre as serras da Chapada dos Veadeiros. 

Conhecer sua cultura, suas tradições e suas histórias é o que faz o Encontro de Culturas forte. Atente-se à programação do IV Encontro Quilombola e vivencie a poder ancestral do povo Kalunga!

Comunidade do Sítio Histórico Kalunga
Dona Procópia
Elizeu Xumxum
Jarid Arraes