Encontro de Culturas - 17/07/2010

Encontro de Culturas - Uma década de sucesso

A cultura eterniza os rastros do homem na terra...

por Sinvaline Pinheiro

Foto: Divulgação

Kalungas e Genésio Tocantins no Encontro de 2001

Da miscigenação das raças o brasileiro herdou os costumes dos indígenas, africanos, portugueses, enfim de muitos que por aqui passaram. Essas pessoas deixaram seus hábitos, crenças, mitos, sons que nasceram da vivência, da luta pela sobrevivência. Às vezes manifestações culturais são esquecidas no tempo e se perdem. Porém a iniciativa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros foi realmente o passo inicial no sentido de fazer o mapeamento das referências culturais do povo goiano, fazendo o intercâmbio de diferentes expressões de arte e conhecimentos locais, fortalecendo a identidade e tradição culturais da região. 

Há dez anos, quando ainda não se considerava tão importante a difusão cultural, nascia o I Encontro de Culturas em São Jorge com patrocínio institucional do Fundo Nacional da Cultura do MinC e Embratur.

Esse  Encontro foi resultado de um projeto inicial de autoria da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, espaço criado por um grupo de filósofos goianos, entre eles Juliano Basso, que realizou  dois festivais de cultura no mês de julho dos anos de 1998 e 1999.  Esses dois festivais segundo Dossiê (2001) da Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, "são considerados, para além de pioneiros, como a estrutura alicerce e fundamental do que veio depois, no mês de julho de 2001, a ser denominado I Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, um evento de maior envergadura, posto o apoio e patrocínios oficial-institucionais recebidos."

A partir de julho de 2010 todos os anos a pequena Vila de São Jorge que é o portal de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se torna pequena para receber centenas de artistas e milhares de turistas de várias partes do mundo. Nesses anos o Encontro sobreviveu apesar das dificuldades, centrado no trabalho do fortalecimento da comunidade cultural. Os objetivos se cumprem na mudança de atitudes das pessoas, nos projetos desenvolvidos com a comunidade na formação de agentes culturais, exemplo do Projeto "A Turma que Faz".

Ezequiel Barbosa de Souza, 13 anos de idade está no projeto há 4 anos e com seu jeito tímido diz:
-O projeto é importante, tira as crianças da rua, param de roubar e fazer coisas erradas. Pra mim e minha família valeu muito, hoje toco tambor, faço bonecos e pretendo ser músico.

Ezequiel é só um exemplo dentre as 3500 pessoas que são beneficiadas através do projeto "Turma que Faz" http://www.turmaquefaz.org.br/, sob a direção da musicista Doroty Marques.

A Aldeia Multiétnica situada no Vale da Lua recebe vários povos indígenas vindos de diversas regiões do país que se encontram para celebrar e vivenciar suas experiências. Etnias como Kayapó, Krahô, Yawalapiti, Fulni-ô, Kiriri, Dessana, Xavante, Guarani-Kaiowá, Kaxinawá e Paresí, guaranis, kariri-xoco, krahô e muitos outros.

No palco do Encontro já passaram nomes como Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Lia de Itamaracá, Cordel do Fogo Encantado, Roberto Correa, Carlos Malta e muitos outros artistas de renome no cenário musical.

Em São Jorge caixeiras do Divino, violeiros, kalungas, congos, catireiros, foliões, palhaços, indígenas, músicos regionais, nacionais e internacionais se reúnem formando uma grande Aldeia Cultural.

Em sua décima edição o Encontro se consolida como exemplo de persistência, criatividade e acima de tudo ponto de encontro de celebração da cultura popular.
 
Texto publicado no site www.encontrodeculturas.com.br e www.overmundo.com.br

Envie seu comentário

*Seu nome:
*E-mail (não será publicado):
Site (inclua o http://)
*Comentário:
*Preencha a resposta:
* campos obrigatórios. Os comentários
são mediados, portanto, aguarde
a liberação.

Comentários nesta matéria:

Edilene Batista disse em 07/01/11 | 16:11
Meu pai Dió (1 da direita)ainda estava participando desse lindo encontro como um dos componentes do grupo catireiros de Natividade Tocantins.falecido em 24 de outubro de 2007.so deixou lembranças boas e saudades em todos.Deus ilumine todos.







Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.